Nesta aula solucionaremos algoritmos que precisam de cálculos para serem resolvidos. Antes de iniciarmos, vamos fazer uma revisão sobre métodos fundamentais e leis da matemática
Lembre-se:
- Operadores: multiplicação (*), divisão (/), soma (+) e subtração (-).
Atenção para a ordem de prioridade. - Expressões: muitas operações em um único cálculo.
Ler a expressão da esquerda para direita, respeitando a prioridade. - Os parênteses permitem que a ordem da operação seja alterada.
- Expressões entre parênteses são calculadas primeiro.
- Pode ocorrer da expressão possuir pares de parênteses envolvendo outros pares de parênteses.
Questão desafio – Desenvolva este algoritmo: O sistema de avaliação de determinada disciplina, é composto por três provas. A primeira prova tem peso 2, a segunda tem peso 3 e a terceira tem peso 5. Faça um algoritmo para calcular a média final de um aluno desta disciplina.
* Entre em contato com o Professor Paulo Mota para receber orientação sobre esta questão desafio.
Além do algoritmo de troca de valores entre variáveis e do algoritmo da media de alunos, temos outros exemplo que muitos professores também demonstram em salas de aula.
Algoritmo antecessor.
Escreva um algoritmo que dado um número, exiba o seu antecessor.
Algoritmo calculadora.
Desenvolva um algoritmo que leia duas variáveis. Em seguida calcule a soma, a subtração,
a multiplicação e a divisão entre elas. Mostre o resultado de cada operação.
Ou desta forma:
Algoritmo “calculadora”
Var
a,b:real
Inicio
escreval (“Este programa recebe dois números e mostra o resultado”)
escreval (“das 4 operações fundamentais da matemática.”)
escreval (” “)
escreval (“Digite o primeiro número:”)
leia(a)
escreval (“Digite o segundo número:”)
leia(b)
escreval (a,” + “,b,” = “,a+b)
escreval (a,” – “,b,” = “,a-b)
escreval (a,” * “,b,” = “,a*b)
escreval (a,” / “,b,” = “,a/b:2:2)
Fimalgoritmo
Para realizar uma divisão inteira, desconsiderando o resto da operação, utilize o operador DIV (quociente da divisão).
Exemplo:
A barra ( \ ) pode representar a função de DIV no algoritmo.
Para retornar o resto de uma divisão inteira, utilize o operador MOD.
Exemplo:
O símbolo de porcentagem ( % ) pode representar a função de MOD no algoritmo.
Para potenciação utilize o símbolo do acento circunflexo ( ^ ) .
Ex: 5 ^ 2 = 25
Para raiz quadrada use RaizQ. Exemplo em um algoritmo:
Algoritmo “Raiz quadrada”
Var
A:inteiro
Inicio
escreval (“Digite o número:”)
leia (A)
escreval (“Raiz quadrada de “, A ,” é “, RaizQ (a) )
Fimalgoritmo
*São muitas funções numéricas, algébricas e trigonométricas. Conforme as aulas avançam, testaremos algumas outras.
Desafio – Desenvolva estes algoritmos:
- Faça um algoritmo que leia o número da matricula de um operário, o número de horas trabalhadas, o valor que recebeu por hora trabalhada e calcule o salário deste operário. Mostre na tela o nome, o número da matricula e o salário do funcionário.
- Desenvolva um algoritmo que receba a quantidade de dinheiro em reais e converta esse valor em dólar e em euro. Sabe-se que (hipoteticamente) a cotação do dólar é de R$ 3,50 e a cotação do euro é de R$ 4,00. O programa deve fazer a conversão e mostrá-las como informação de saída do algoritmo na tela.
- Faça um algoritmo que leia três números, calcule o quadrado para cada um dos números lidos e por fim mostre a soma de todos estes números.
* Entre em contato com o Professor Paulo Mota para receber orientação sobre estas questões.