Os principais livros sobre algoritmos mostra o teste chinês ou também chamado teste de mesa.
Este teste nada mais é do que uma tabela que mostra o passo a passo do algoritmo. Cada linha de execução é demonstrada e seus resultados avaliados pelo programador, assim fica mais fácil descobrir os erros dos algoritmos.
Lembra do que escrevi na primeira aula? O computador é burro, mas é rápido e obedece muito bem aos nossos comandos. Os programas que você desenvolve pode funcionar perfeitamente, mas atingir o objetivo é outra história.
Se não fosse desta forma não teríamos vírus de computador, nossos programas “inteligentes” detectariam a má intenção do programador, mas isso infelizmente não acontece.

Troca de valores entre variáveis
Um problema que comumente aparece em provas é o de troca de valores entre variáveis, isso porque quem não conhece a solução escolhe a alternativa que lhe parece óbvia, mas…
Bom, vamos ao enunciado:

Faça um algoritmo que leia valores para as variáveis X e Y e efetue a troca dos valores de forma que a variável X possua o valor da variável Y e a variável Y possua o valor da variável X. Mostre os valores trocados.

Durante todas minhas aulas em sala a resposta mais escolhida é essa:

É natural que a escolha seja a troca do valor x pelo valor y e vice versa, porém ao executar o algoritmos a troca não acontece.

Então vamos ao teste de mesa, supomos que ao executarmos o programa, o usuário digite o número 4 para X e o número 5 para Y. Como na linha 9 X recebe o valor de Y, o valor de Y, o número 5, se perde.


A solução é criarmos uma variável auxiliar.
Na imagem abaixo temos a solução.

  • Linha 9: a variável aux recebe o valor digitado na variável X.
  • Linha 10: a variável recebe o que foi digitado em Y, sobrepondo o que foi digitado em X.
  • Linha 11: a variável Y recebe aux.* Utilizamos a variável aux (auxiliar) para que o valor de X não se perdesse.

Desta forma os valores serão trocados corretamente. Abra o VisulaG e faça o teste.

Trabalhando apenas com variáveis do tipo Caracter
Vamos desenvolver um algoritmo que lê o nome e o sobrenome de um artista qualquer. Como saída do algoritmo, este deve mostrar o nome completo deste artista famoso. Após executar o algoritmo a resposta deve estar indentada conforme o exemplo abaixo:
O nome do artista é Tom Hanks.

Lembre-se: Quem digita o nome do artista é o usuário. Você não deve criar variáveis constantes e atribuir o nome Tom Hanks. Tente desenvolver e assista o vídeo posteriormente.

 

Na próxima aula: algoritmos com operações matemáticas. Clique aqui.